domingo, 18 de dezembro de 2011

Analista de mídias sociais

por Adriana Beatriz Gandin

Lendo o texto (anterior) "Grande procura por analistas de mídias sociais marca 2011 no Brasil" resolvi escrever um pouco sobre esta temática.

No texto em questão é citado que um analista de mídias sociais "é responsável por gerenciar perfis, produzir conteúdo, estudar comportamentos e monitorar toda a internet para pensar em estratégias que possam contribuir para potencializar a atuação das empresas nas redes sociais." O autor (@marquesmrc) expressa também que "para se dar bem, esse profissional precisa ser um grande conhecedor de todas as redes sociais e ferramentas disponíveis na internet. Além disso, tem de conhecer muito de marketing e comportamento humano, além de ter uma redação exemplar."
Concordo totalmente! ;-)
Tenho trabalhado com isso e percebido que sem estes pré-requisitos é difícil trabalhar com as mídias sociais.
Realizar este trabalho de análise de mídias sociais é uma das tarefas que tenho desempenhado com frequência em meu dia a dia. Atualmente, administro (diariamente) a minha (@AdrianaGandin) e mais quatro contas de twitter. Três delas são contas de empresas e uma é conta pessoal. Todas elas (para minha felicidade!) tem crescido em número de seguidores e em credibilidade.
Na gerência das contas realizo, principalmente: postagem de link de conteúdo significativo do site e/ou do blog das pessoas e das empresas; postagem de link de temas relacionados aos interesses da empresa; relacionamento com parceiros; relacionamento com o público; e pesquisas de marca e de palavras e/ou termos que tenham a ver com a expertise da empresa.
Estar atento as "falas" do público alvo, e interagir com elas, faz toda a diferença no crescimento da credibilidade de uma empresa ou de uma pessoa que usa o twitter como ferramenta de trabalho.

Fonte: http://adrianagandin.blogspot.com/2011/12/analista-de-midias-sociais.html?spref=fb

Nenhum comentário: