sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Realidade aumentada aplicada à educação
Postado por Equipe CTAE
Um emprego da tecnologia Realidade Aumentada têm sido bastante comentado, o pedagógico. Mesmo sendo extremamente moderna e diferente, e estando em fase de desenvolvimento, a realidade aumentada pode servir como instrumento educacional.
Sergio Amadeu da Silveira, sociólogo e professor, que já entrevistamos aqui concedeu, em 2010, uma entrevista à revista Ponto Com sobre a aplicação educacional da realidade aumentada. Segundo ele, com a RA "é possível combinar ações no espaço urbano e no ciberespaço que estimulem a criatividade e a pesquisa nas cidades, em campos do conhecimento como geografia, história, matemática, biologia, antropologia e filosofia, entre outros", além de "tornar instigante o aprendizado e permitir que o conhecimento seja organizado de uma nova maneira".
Já Romero Tori, engenheiro de computação e professor, é pesquisador de realidade aumentada e, também em 2010, escreveu um texto sobre o assunto em seu blog afirmando: "O grande diferencial da RA é não precisar produzir uma imersão artificial no usuário, uma vez que este já se encontra no ambiente e dele não precisa sair, pois os elementos virtuais são misturados à realidade. Os alunos não ficarão expostos a uma única mídia, o que já é um grande fator de combate à monotonia.".
Nos baseamos nesses dois relatos e em exemplos de realidade aumentada educacional para criar o quadro que vocês verão a seguir com as oportunidades e os entraves dessa aplicação.
Vantagens
Traz ubiqüidade à aprendizagem: o aluno pode ter contato com a realidade aumentada além da sala de aula, através de seu celular ou webcam.
É uma experiência interativa inovadora, que pode ser vivenciada por cada aluno de forma individual.
Consiste em uma ótima forma de ilustrar qualquer tipo de conteúdo educacional. O aluno pode visualizar, de maneira muito parecida com a real, desde um planeta até um órgão do corpo humano, por exemplo.
Ensina habilidades computacionais diferentes que, segundo especialistas, são fortes tendências para o futuro da tecnologia.
Pode ser associada a outras práticas pedagógicas, como m-learning e jogos educacionais.
Limitações:
Depende de um dispositivo, tal qual celular ou computador com webcam.
Cabe ao professor prover à experiência um grande embasamento, já que o aluno pode ser simplesmente entretido ou atraído pela curiosidade e não alcançar o aprendizado.
É necessária uma preparação prévia para criação do objeto a ser visualizado e quanto mais detalhada a criação e mais elaborado o objeto mais imersiva será a experiência.
Exige habilidades tecnológicas básicas do usuário.
Após aproveitar todas as vantagens e contornar as limitações, o professor pode propor que os alunos visualizem qualquer coisa do mundo real sem precisar sair do lugar. Helen Papagiannis, especialista em realidade aumentada, em sua participação no TEDx, expos os impactos positivos desta tecnologia e da importância em despertar a imaginação dos alunos, gerando grandes experiências educacionais. Confira no vídeo abaixo a fala dela na íntegra.
Gostou? Pois saiba que em cinco simples etapas você poderá criar sua própria realidade aumentada, usando imagens, vídeos, objetos 3D, músicas, sites ou textos de sua preferência e até ligar sua criação à uma conta de Twitter (neste caso, sempre aparecerá a última mensagem publicada no perfil indicado).
Como criar:
1– Entre no site Ezflar;
2– Clique em "generator" e será direcionado ao gerador de RA;
3– Você poderá escolher um arquivo de seu computador (no caso de imagem, vídeo, objeto 3D ou música) ou escrever o conteúdo (URL de um site, conta do Twitter ou texto);
4– Clique em "Publish!";
5– Copie o link gerado e divulgue para quem você quiser! Ele redirecionará qualquer pessoa para a sua realidade aumentada.
Fonte: http://saladosprofessores.ning.com/profiles/blogs/realidade-aumentada-aplicada-a-educacao
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