segunda-feira, 6 de maio de 2013

Unesco lança “Alfabetização midiática e informacional – Currículo para formação de professores”


A publicação, que havia sido lançada apenas em Espanhol e Inglês, conta agora com uma versão em Língua Portuguesa e está disponível gratuitamente no site da Unesco.
“O presente currículo de alfabetização midiática e informacional para formação de professores é um importante recurso para os Estados Membros em seu contínuo trabalho de realizar os objetivos da Declaração de Grünwald (1982), da Declaração de Alexandria (2005) e da Agenda de Paris da UNESCO (2007) – todas elas relacionadas à alfabetização midiática e informacional (AMI). Ele tem um papel pioneiro por duas razões. Em primeiro lugar, lança seu olhar adiante, partindo das atuais tendências de convergência entre o rádio, a televisão, a internet, os jornais, os livros, os arquivos digitais e as bibliotecas rumo a uma única plataforma. Em segundo lugar, foi especificamente projetado tendo em mente os professores e com vistas à integração no sistema formal de educação, lançando assim um processo catalítico que deve alcançar e capacitar milhões de jovens” (Unesco).
A obra tem a contribuição de diversos especialistas internacionais que sugerem tópicos imprescindíveis para um currículo de alfabetização mediática. A ideia é ajudar os professores a explorar e compreender o tema a partir dos seguintes pontos:
  • As funções das mídias e de outros provedores de informação, como eles operam e quais são as condições ótimas necessárias para o cumprimento eficaz dessas funções;
  • Como a informação apresentada deve ser criticamente avaliada dentro do contexto específico e amplo de sua produção;
  • O conceito de independência editorial e jornalismo como uma disciplina de verificação;
  • Como as mídias e outros provedores de informação poderiam contribuir racionalmente para promover as liberdades fundamentais e a aprendizagem continuada, especialmente à medida que eles relacionam como e por que os jovens acessam e usam as mídias e a informação hoje, e como eles selecionam e avaliam esses conteúdos;
  • Ética nas mídias e ética na informação;
  • As capacidades, os direitos e as responsabilidades dos indivíduos em relação às mídias e à informação;
  • Padrões internacionais (Declaração Universal dos Direitos Humanos), liberdade de informação, garantias constitucionais sobre liberdade de expressão, limitações necessárias para impedir a violação dos direitos do próximo (questões como linguagem hostil, difamação e privacidade);
  • O que se espera das mídias e dos outros provedores de informação (pluralismo e diversidade como normas);
  • Pontes de informação e sistemas de armazenamento e organização de dados;
  • Processos de acesso, busca e definição de necessidades informacionais;
  • Ferramentas de localização e busca de dados;
  • Como entender, organizar e avaliar informações, incluindo a confiabilidade das fontes;
  • Criação e apresentação de informações em diversos formatos;
  • Preservação, armazenamento, reutilização, gravação, arquivamento e apresentação de informações em formatos utilizáveis;
  • Uso de informações para a resolução de problemas e para a tomada de decisões na vida pessoal, econômica, social e política.
A publicação Alfabetização Midiática e Informacional –  Currículo para formação de professores, está disponível gratuitamente no link. Ou aqui: Alfabetizacao-Midiatica-e-Informacional.

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