terça-feira, 30 de julho de 2013

Scratch- uma forma divertida de exercitar a criatividade.

 
Scratch é uma ferramenta gratuita adequada para potenciar a criatividade dos jovens, fazendo com que estes percebam que um nativo digital, tem que possuir competências que vão mais para além da simples utilização das aplicações existentes ou seja enviar mensagens, jogar online ou navegar na internet.
O Scratch não é apenas uma ferramenta de iniciação dos mais jovens no mundo da programação, a forma como foi concebido e é utilizado ajuda-os a ser mais criativos, permitindo-lhes desenvolver competências que lhes permitem efetivamente produzir conteúdos digitais.
Para além de não exigir nenhum conhecimento de linguagens de programação prévio, o Scratch é uma ferramenta muito visual. Outra das suas características está relacionada com o facto de utilizar blocos de instruções que encaixam uns nos outros, apenas se a sequência de instruções estiver correta, fazendo lembrar pequenos puzzles, permitindo assim criar uma grande variedade de aplicações, como, Jogos, Histórias, Manuais, …
A aplicação na versão 1.4, pode ser descarregada e instalada localmente, contudo foi lançada recentemente a versão 2.0 que está disponível online e pode ser utilizada diretamente no browser, permitindo que os conteúdos desenvolvidos podem ser imediatamente partilhados e divulgados online.
Para ficarem a conhecer melhor as potencialidades do Scratch nada melhor do que visitar a comunidade online onde podem ser consultados os trabalhos criados por outros “Scratchers”
Deixo aqui o trabalho realizado por Carolina de 7 anos. 

Nenhum comentário: