segunda-feira, 8 de julho de 2013

Web 3.0 - Duas décadas de Transformação



Duas décadas de transformação

No espaço de apenas duas décadas, a massificação da internet tem vindo a induzir avanços profundos em direção à Sociedade do Conhecimento. A um primeiro momento de comunicação unidirecional que ficou conhecida como a Web de leitura, ou Web 1.0 ( da rede para o utilizador ), seguiram-se um conjunto de evoluções com novas permitâncias nos modelos de utilização, autorizando a rapida partilha de dados e informações, naquilo que se convencionou designar como a Web de leitura / escrita ou Web 2.0  ( a Web interativa - da rede para o utilizador, do utilizador para a rede e de utilizador para utilizador ).
O alargamento das possibilidades de acesso à rede em multiplas formas fixas e móveis, as velocidades de transmissão, o volume e a variedade de dados disponíveis transportam a sociedade para novos desafios, sobretudo na identificação de dados e extração de significado semântico para a produção de níveis superiores de conhecimento de suporte à decisão. Paulatinamente vamos dando conta de uma nova versão da Web que dá aos utilizadores a possibilidade deCRIAR, introduzindo um patamar de exigência adicional para além de capacidades funcionais acrescidas pela produção em massa de novas aplicações ( WebApps) e novos serviços (Webservices ).
Para os “mentores” da denominada Web 3.0 o seu Significado é socialmente construído e contextualmente reinventado, a Tecnologia é pervasiva e omnipresente, o Ensino é feito através de interações multiplas professor-aluno, aluno-aluno, e aluno - professor, as Escolas estão localizadas por todo o lado e profundamente embutidas na sociedade, os Pais veem as Escolas como um lugar para voltarem a aprender ao longo da vida, os Professores são ... todos e por toda a parte, o Hardware e o software estarão disponíveis a baixo custo e usados propositivamente, e as novas Industrias do Conhecimento Intensivo veem a os graduados como co-trabalhadores, co-criadores ou empreendedores .

O Verbo Criar – Faça Você mesmo individual e / ou coletivamente

Os artefactos da Web 2.0 introduziram a ubiquidade do ícone SHARE ( Partilha ) colocando a instantaneidade na produção de informação e conhecimento ao alcance de qualquer utilizador. Nos artefactos digitais da Web 3.0 destaca-se o ícone CREATE ( Criar) e isso desafia desde logo os utilizadores para posições cognitivamente ativas e atitudinalmente responsaveis . Criar , propor novos usos e utilidades tais como produzir um curso ou criar projetos colaborativos de financiamento ( crowdfunding), ou criar projetos colaborativos de produção intencional de novos serviços ou objetos físicos ( crowdsourcing ), ou criar novas configurações de trabalho em grupo. Criar passa a ser uma condição de base para a realização de ações no âmbito 3.0. Mais do que um fenómeno lateral , na Web 3.0, o verbo Criar é uma exigência de partida .

A Universidade Faça Você Mesmo … Diy-U ( Do it Yourself - University )

Independentemente das possibilidades tecnológicas crescentes é a sociedade que está em transformação acelerada por alterações atitudinais e pelas capacidades no manuseamento dos artefactos digitais, tanto física como cognitivamente. Ao crescendo tecnológico não é estranho o movimento Maker, Hacker, e Moocer. Se o Faça você mesmo é uma réplica aditivada pelas possibilidades de inclusão de inteligência na forma de hardware e de software, já o Movimento MOOC ( Massively Open Online Courses ) poderá ter um efeito exponencial nos modos de acesso e exploração prática do conhecimento. As primeiras experiências conduzidas a partir dos EUA através de alguns ícones da Ivy League das Universidades Americanas ( Stanford e MIT) têm vindo a disseminar-se pelo mundo inteiro.
Em termos de aceitação e realização de modulos praticos de MOOCs a Europa dá os primeiros passos através de inciativas como iVersity ( Alemanha) , Futurelearn no Reino Unido fundada pela Open University, OpenUpEdu.eucom suporte da Comissão Europeia e ainda as plataformas Open2Study (Austrália), EducateMe360 (India) e  unX(América Latina).

Ainda é cedo para se concluir se o movimento MOOC é ou não sustentável, contudo, as novas capacidades técnicas e tecnológicas já introduzidas nas plataformas MOOC, sobretudo ao nível da Avaliação, fazem da aplicação do conceito de “Universidade – Faça Você Mesmo”, uma possibilidade prática, lançando algumas nuvens sobre sistemas milenarmente construidos, mas podendo igualmente proporcionar momentos e desafios que podem servir como promotores de uma Nova Ordem para o Saber e a Cidadania.

Por Francisco Lavrador Pires 

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