segunda-feira, 8 de julho de 2013

A rede é a mensagem ! …



…aprender a agir com a rede, apreender sobre a rede e empreender através da(s) rede(s) …

Desde que o homem inventou o «toma lá dá cá» dos mercados , nunca como hoje estivemos perante espaço(s) e oportunidade(s) de tão grandes proporções, mas … quais espaços ? mas … quais oportunidades ?
Estima-se que o mundo gera 2,5 Exabytes de dados por dia. São 2,5 quintiliões de dados, aproximadamente 2,5 vezes dez levantado a dezoito, qualquer coisa como 2 500 000 000 000 000 000. E para que é que isto serve ?
A espécie humana é uma construtora de símbolos e o cérebro reconhece padrões mas tem um grave relacionamento com a memória.
Foi necessário chegar ao século XX para desenhar e construir máquinas de processamento e armazenamento de dados em grande escala. Acontece que o homem tem vindo a desenhar e produzir igualmente máquinas ( sensores) para produzir novos dados e com isso abriu uma espécie de «caixa de pandora», um campo de proporções incontroláveis. E agora ? Como captar dados úteis e transformar informação em conhecimento accionável ?
Mesmo com todo o desenvolvimento na área da Engenharia Informática e no Desenvolvimento de Software , o desafio agora é sintonizar quantidades massivas de dados com as reais necessidades das pessoas , das empresas e das instituições.
Na complexa teia de relações que um mundo de dados massivos estabelece «naturalmente» entre pessoas e máquinas emerge um padrão frequente : a rede.
Desde os estágios iniciais de representação dos dados, à associação de dados em informação e à colocação da informação em contexto de aplicação prática – o conhecimento, a rede evolui no sentido da clarificação da mensagem.
Nos universos intangíveis de software os elementos estruturantes do conhecimento complexo encontram no padrão-rede uma forma expedita de visualização para a compreensão e desenvolvimento de novo conhecimento.
Falar, escrever e programar redes no sentido técnico ( do código informático ) e social ( da produção de  normas e processos de organização) são competências determinantes para uma ótima percepção e extração de dados , representação simbólica e evolução da compreensão para o domínio das arquiteturas complexas ( caóticas até …)  em que compreender a mensagem é … aprender a agir com a rede, apreender sobre a rede e empreender atravésda(s) rede(s).

Por Francisco Lavrador Pires

Nenhum comentário: