terça-feira, 16 de abril de 2013

O Facebook não comeu seu post, foi você que não fez a lição de casa.


Uma pesquisa que ainda nem foi publicada está gerando uma avalanche de boatos sobre como o Facebook lida com seus posts na timeline.
O que a pesquisa diz? Que apenas 1/3 dos nossos amigos veêm o post que publicamos. E a partir daí começaram as diversas teorias da conspiração.
Antes vale a pena compartilhar algumas informações para vocês entenderem de que lado eu estou. Eu tenho mais seguidores no Twitter (115.000) e no Google+ (700.000) do que no Facebook (11.000), ou seja, se tudo desse errado pro Facebook hoje, em termos de audiência, as coisas estariam melhores bem pra mim. Não tenho interesse que o Facebook continue dominando a galáxia, apenas me irrita colegas de marketing usando a desculpa do cachorro que comeu a lição de casa.
Dito isto vamos aos fatos:
1) Top Stories x Most Recent.
Seleção de que posts desejamos ver no Facebook.

 O Facebook permite que seus usuários selecionem se desejam ver todas as atualizações de todos os amigos ou apenas as principais histórias. Com o crescimento do Facebook as pessoas precisaram mudar suas configurações para realmente verem o que tinha de mais interessante na sua timeline. O que o Facebook leva em consideração para colocar algo na sua timeline então? O EdgeRank.
2) EdgeRank
Se você quiser se aprofundar mais sobre o EdgeRank tem uma análise bem interessante aqui mas a verdade é que o EdgeRank do Facebook é um segredo tão bem guardado quanto o PageRank do Google, e ele é o responsável por indexar o que vai aparecer na timeline das pessoas. Ele é composto dos seguintes fatores:
a) Afinidade – Se você interage (curte/compartilha/comenta) muito com uma determinada página ou pessoa, essa página ou pessoa tem maior probabilidade de continuar aparecendo na timeline dela.
Se você costumava ter muitas curtidas e isso caiu o problema pode ser simplesmente que você deixou de ser interessante pra aquelas pessoas, ou a qualidade do que você posta caiu, ou a percepção das pessoas mudou e a sua linha criativa já não as impressiona mais, ou simplesmente surgiram outras pessoas e páginas mais interessantes. Com o tempo, interagindo menos com você, você vai sumindo da timeline delas.
Procure inovar no seu modo de participar, mude seu estilo criativo, abordagem, base de argumentação. Isso pode te ajudar a reconquistar afinidade com seus fãs/seguidores/amigos.
b) Tipo de post – Se a pessoa curte muitas fotos, a timeline dela dará mais espaço pra fotos, se ela gosta de vídeos, aparecerão mais vídeos, se ela interage mais com posts de texto puro, a timeline dela será cheia de letrinhas. O mesmo vale para evento, enquetes, checkins, etc.
Varie o tipo do seu conteúdo para alcançar os diferentes tipos de fãs, se você passou a postar mais fotos porque a maioria gostava de imagens, é provável que você perdeu audiência da galera que gosta de outros tipos de conteúdo.
c) Idade do post  - Quando você acaba de postar algo, se ele passar nos filtros acima, ela aparece na timelina dos seus amigos e fãs, mas se a mesma pessoa entrar daqui a uma hora no Facebook pode ser que ela já não veja mais o seu conteúdo. Isso acontece porque o Facebook tenta sempre mostrar os posts mais recentes e a não ser que o seu conteúdo tenha muita afinidade com o público ele não será exibido porque foi postado num horário que simplesmente as pessoas não estavam online.
Varie seu horário de postagem até encontrar seu mix ideal, minha sugestão é um post de manhã, outro de tarde e outro de noite. Cada manhã/tarde/noite teste diferentes horários até encontrar sua melhor performance. Nunca todos os seus fãs e amigos estarão online ao mesmo tempo, só isso já é responsável grande parte dos 70% de pessoas que não veêm seu post.
d) Feedback Negativo – Se a pessoa esconder seu post, esconder todos os seus posts, reportar você como spam ou descurtir sua página, isso conta como feedback negativo. Com o passar do tempo você não só perde alguns leitores, como isso gera um karma negativo para aquele posts e para a sua página. Se você andou lançando algumas polêmicas para gerar visibilidade, e ganhou feedback negativo como bônus dessa polêmica, você pode ter dado um tiro no próprio pé.
3) Nova Timeline
Sabendo da sobrecarga de informação que está disponível hoje o Facebook estálançando uma nova timeline, que vai ser alterada aos poucos nos usuários do mundo todo. Na nova timeline o usuário vai ter mais controle do que ele quer ver, escolhendo posts por tipo de post (ver apenas fotos por exemplo), ou por tipo de conteúdo (ver apenas conteúdo relacionado a games).
Nova Timeline do Facebook
 Isso deve gerar mais visibilidade para posts relacionados a assuntos específicos ao invés de posts engraçadinhos procurando engajamento a qualquer custo  além de valorizar tipos específicos de conteúdo, como fotos e eventos por exemplo.
4) Promoted Posts
Agora que você sabe um pouco da missão do Facebook para organizar o universo de informação que todo mundo vomita na tela do usuário, vamos falar de  como ele “rouba” nesse sistema para você ser mais visível e para ele ganhar um trocados.
Quando você patrocina um post ele permanece mais tempo no topo da timeline dos seus amigos, ou quando você faz isso num fanpage você pode escolher também aparecer para os amigos dos seus amigos. Teoricamente o Facebook só rouba na varíavel do tempo, não posso afirmar com certeza, mas baseado não só em diversos artigos que li, mas também nos meus próprios testes com posts patrocinados em fanpages e timeline pessoal.
Se você tem muito feedback negativo, ou os usuários perderam afinidade com você ou não gostam do formato que você publicou, promover um post não vai salvar a sua pele. Inclusive nos meus cursos eu aconselho a promover apenas os posts que naturalmente já estão conseguindo bastante engajamento, ou seja, aqueles que já romperam a barreira da afinidade e provavelmente terão melhor retorno sobre investimento quando investirmos para quebrar a barreira da idade do post.
Meus posts com maiores taxas de engajamento NÃO SÃO os promovidos. São aqueles em que o conteúdo realmente chamou a atenção das pessoas. Eu tenho casos de sucesso com fotos, com textos e com imagens, casos no meu perfil pessoal e casos postados em páginas. Tenho posts não promovidos com 400 curtidas e posts promovidos com 18 curtidas. Tenho posts promovidos com 8 curtidas e outros com 38 curtidas. Definitivamente não é o quanto eu gastei, é o impacto que aquela informação gerou para o usuário, é o momento em que eu postei. Não adianta também promover posts nos horários onde todo mundo está dormindo, ou no dia em que estão todos na praia.
E ao contrário dos chorões de plantão minhas taxas de engajamento, tantos nas fan pages quanto no perfil pessoal só aumentam ao longo do tempo e o crescimento da base de fãs/subscribers segue a mesma proporção.
Se o Facebook não está funcionando pra você, talvez essas dicas acima ajudem você. 

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