segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aprenda a se proteger e usar os controles de privacidade do Facebook



Ataques na rede social usam informações que estão abertas.
Saiba como se proteger dos golpes no Facebook.
Altieres Rohr

Um time de pesquisadores usou robôs para capturar 250 GBs de informações presentes na rede social Facebook. Eles conseguiram isso graças a um fenômeno já observado várias vezes: uma pessoa com um amigo em comum será aceita muito mais facilmente do que alguém totalmente desconhecido. Além disso, já existem vírus e golpes na rede social. Confira na coluna Segurança Digital de hoje algumas dicas para se proteger.

Configurações de privacidade gerais



Página de privacidade permite ocultar atualizações antigas e limitar o acesso ao conteúdo novo

Vale a pena revisar todas as configurações de privacidade do Facebook. Elas ficam em locais diferentes e são bastante extensas –uma característica que não facilita encontrar de imediato o que você procura.

A página de controle de privacidade do Facebook é acessível por este link e permite controlar as configurações para postagens no mural.

Merecem destaque os ajustes de privacidade que envolvem marcações. Essas configurações permitem que seja obrigatória uma aprovação dos posts em que você foi marcado, permite desativar (ou ativar) a possibilidade de outras pessoas marcarem o lugar onde você está e se você vai ou não aparecer como sugestão de marcação.

Essas configurações são relevantes porque alteram a forma como informações sobre você, que foram adicionadas por outras pessoas, serão gerenciadas pela rede social. É importante ter atenção a isso porque, mesmo no caso de você não adicionar informações pessoais, outras pessoas podem fazê-lo –e é nessa tela que se encontra o controle que o Facebook fornece.

Configuração de marcações controla o acesso às informações sobre você que são publicadas por outros membros da rede (Foto: Reprodução)

Outra possibilidade é a de limitar as publicações antigas. Mesmo que seu mural esteja público, o Facebook pode automaticamente o material mais antigo.

É também nessa tela que está uma configuração que permite ocultar seu perfil do mecanismo de busca da rede social. Essa opção está dentro de “Como conectar”.

Configurações de privacidade por informações
O Facebook ainda permite que seja configurada a privacidade de cada informação adicionada ao perfil. Essas opções estão na página de edição de perfil: ao lado de cada opção, há um ícone que, ao ser clicado, traz as opções.

É recomendado ocultar as informações a respeito de quem é seu amigo. Ferramentas de captura de dados no Facebook observam os amigos de cada perfil e adicionam seus amigos para depois tentar adicioná-lo. Quando você verificar que há “amigos em comum”, as chances de você aceitar o pedido são maiores.

Esse é um problema especialmente porque o Facebook habilitou para algumas contas uma função que permite recuperar a senha a partir dos seus amigos. Ou seja: você escolhe alguns amigos, eles recebem um código, você coleta esses códigos com seus amigos e com isso consegue acessar sua conta mesmo sem ter acesso ao e-mail usado para o registro. Se um criminoso conseguir convencê-lo a adicionar três contas que ele controla, é possível que ele consiga roubar sua conta.

É por isso que a coluna recomenda ocultar a lista de amigos – muitos ataques são possíveis com base nela.

Outras informações que valem a pena ocultar são as de contato (como e-mail, mensageiros instantâneos e telefones) e de endereço (que idealmente nem ficarão armazenadas na rede social). Jamais use a opção de privacidade “somente eu” –se não quer compartilhar a informação, apague-a da rede social. Isso evita que, no caso de roubo da sua conta, um criminoso tenha acesso a esses dados.



Ataques no Facebook

Páginas falsas de pessoas famosas já distribuíram vírus dentro do Facebook.
Já estão sendo registrados ataques no Facebook, principalmente em páginas maliciosas e mensagens contendo links para vírus em mensagens de chat. O Facebook tem a capacidade de bloquear esses ataques, mas eles ainda circulam por algum tempo antes de serem desativados.

Duas atitudes vão ajudar nesses casos. A primeira delas é manter o navegador web e todos os plugins sempre atualizados. Com isso, falhas de segurança não conseguirão instalar automaticamente um vírus no computador.

O segundo passo é não aceitar downloads iniciados na rede social ou por links que chegaram sem uma devida explicação. Atente para janelas com o botão “Executar” – normalmente elas indicam que você está prestes a executar um programa. Se uma janela desse tipo aparecer sem que você quisesse de fato usar um programa, não prossiga.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/aprenda-se-proteger-e-usar-os-controles-de-privacidade-do-facebook.html

Nenhum comentário: