terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como funciona o Twitter?


Dados básicos para o professor conhecer.
Por Janaina Castro

O Twitter é um site que permite enviar e receber mensagens curtas. A ideia veio dos amigos Biz Stone, Jack Dorsey e Evan Willians, dos Estados Unidos, que queriam compartilhar entre eles comentários gerais sobre suas rotinas. Em meados de 2006, surgiu então a ferramenta que mistura as características de uma rede social com a objetividade de uma mensagem de texto de celular. NOVA ESCOLA traz um guia para você descobrir como funciona e de que forma as pessoas se relacionam na rede que está cada vez mais popular no Brasil.

•Cadastro inicial

O Twitter ainda está disponível somente em inglês. Apesar disso, seu funcionamento é simples. O primeiro passo para entrar na rede é a inscrição gratuita, feita em ''Sign up''. Para isso, informe seu nome completo (Full name), escolha um apelido (nickname), uma senha (password) e informe seu email. Caso apelido escolhido já pertença a outra pessoa, o sistema impede sua inscrição, mas basta trocá-lo até que encontre um disponível.

Recomenda-se que sua senha seja forte, com letras e números mesclados. Se for considerada insegura, o Twitter alerta que é fraca (weak). Em seguida, uma mensagem de confirmação é enviada para seu email e sua conta está criada.

Para deixar a página mais personalizada, escolha uma foto para seu perfil (profile). Vá em ''Profile'', na página, clique sobre a imagem e selecione um arquivo do próprio computador. Em ''Design'', você pode mudar o fundo com imagens prontas ou pegar uma do seu próprio arquivo.

•Tuíte e retuíte

Em português, to twit significa o ato das aves de gorjear, cantar notas rápidas. Essa é a ideia que inspirou o nome da rede social: a emissão de sons curtos. E as mensagens postadas na rede devem ser curtas mesmo - os tuítes (tweets), como são chamados os textos publicados, têm um limite máximo de 140 caracteres. Para escrever o que está pensando, use o campo ''What’s happening?''.

Outro verbo que nasceu com o Twitter é o retuíte. Essa palavra se refere à replicação de uma mensagem para sua lista de seguidores, dando o crédito para pessoa que a escreveu. Para ver quais mensagens suas foram retuitadas, o que você retuitou e o que outros têm retuitado, clique em ''Retweets''.

•Encurtadores de URL

Como fazer para divulgar uma página da internet se, às vezes, só o endereço dela (sua URL) já ocupa mais de 140 caracteres? Para resolver essa questão, sites criaram um serviço que os encurta. O Migre.me e o Twixar.com, por exemplo, permitem que você copie a URL e gere um endereço menor, que redireciona o link para o site desejado.

•Followers e following - sua rede social

Sua rede é composta pelos seus seguidores (followers), que recebem automaticamente seus tuítes, e pelas pessoas que você segue (following) para saber o que estão dizendo.

Diferentemente de outras redes sociais, como o Orkut ou o Facebook, não há necessidade de reciprocidade para seguir alguém ou ser seguido. No entanto, você pode optar por não ser seguido por algumas pessoas, bloqueando seus tuítes para elas. Essa ação também impede o recebimento dos tuítes de quem foi vetado.

•Hashtag

Hashtag é o símbolo "#" acompanhado de uma palavra, usado para repercutir um termo a um grupo de pessoas que o procura na busca (''Search'') do Twitter. Por exemplo, se escrever #escola e outras pessoas fizerem o mesmo, esse termo é marcado, tem sua relevância aumentada e, se for buscado, é relacionado com todos os outros tuítes que o contém. Hashtags com acentos ou sinais gráficos não funcionam.

•''Trending topics'' ou ''trends''

Também conhecidos como TT, ''trending topics'' ou ''trends'' (expressões que em português significam tendência) são os assuntos mais comentados na rede social, servindo como medidores de popularidade de um fato ou de um termo. É muito comum que um TT esteja associado a uma ''hashtag''. O Twitter sempre lista as dez expressões mais usadas naquele momento no mundo e permite que se filtre por país.

•''Timeline'', ''@Mentions'', ''Searches'' e ''Lists''

A linha do tempo (''timeline'') exibe todos os comentários escritos por quem você segue em tempo real, em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.

Para saber em quais tuítes você foi mencionado, olhe a lista ''@Mentions''. Ao escrever uma mensagem para um usuário ou sobre um usuário, você pode usar o símbolo "@", acompanhado do username dele, e seu tuíte aparecerá no ''@Mentions'' da página dele.

Você pode localizar os tuítes sobre um assunto por meio da busca (''Search''). Se for um termo sobre o qual sempre quer saber as novidades, o Twitter permite que o salve, clicando em ''Save this search''. Para encontrar esses termos salvos, vá em ''Searches''.

Já as listas (''lists'') ajudam a organizar grupos com os perfis que você segue, de acordo com os assuntos dos quais eles costumam comentar.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/twitter-o-que-e-como-funciona-624754.shtml

Nenhum comentário: